domingo, 18 de julho de 2010

Metriorynchus


Nome científico:Metrionrynchus
Peso:300Kg
Tamanho:3m de comprimento
Período:Jurássico médio ao Cretáceo
Local:Europa e América do Sul
Metriorynchus foi um crocodilo marinho do Mesozóico.Possuía dedos com membranas formando remos, para uma natação eficiente, e mandíbulas com muitosdentes afiados, para agarrar peixes e lulas.Sem a pesada couraça típica de outros crocodilianos, Metriorynchus foi bastante leve e flexível.Ele, provavelmente, mantinha as narinas acima da água, preparado para decolar nm ataque ou caçar por corridas repentinas atrás de presas que nadavam vagarosamente, distraídas, ou esperava, na tocaia.De vez em quando, deveria arrastar-se à praia até bancos de areia para pôr ovos e relaxar no calor do Sol.
Seu nome significa "focinho comprido".

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Meganeura


Nome científico:Meganeura monyi, M. americana
Peso:*não encontrado*
Tamanho:75cm de envergadura
Período:Final do Carbonífero
Local:Europa
Os fósseis foram descobertos nas medidas de Carvão Stephanian Commentry na França em 1880.Em 1885, o françês paleontólogo Charles Brongniart descreveu e nomeou o fóssil.
M. americana foi descoberto em Oklahoma, em 1940, e é representado pela maior asa de inseto completo já encontrado, que é conservado no Museu de História Natural de Harvard.
A controvérsia tem prevalecido sobre a forma como insetos do período Carbonífero foram capazes de crescer tanto. O oxigênio forma como é difundida através do corpo do inseto, através do seu sistema de respiração traqueal coloca um limite superior no tamanho do corpo, os insetos pré-históricos que parecem ter bem ultrapassado. Ele foi originalmente proposto (Harle & Harle, 1911) que Meganeura só foi capaz de voar porque o clima naquela época continha mais oxigênio do que os 20% atuais. Esta teoria foi indeferida por colegas cientistas, mas tem encontrado aprovação mais recentemente, através de um estudo mais aprofundado sobre a relação entre o gigantismo e a disponibilidade de oxigênio.

Mapa de Visitantes

Locations of Site Visitors