sábado, 9 de julho de 2011

Caudipteryx



Nome científico:Caudipteryx zoui; C. dongi
Peso:*não encontrado*
Tamanho:70cm de altura
Período:Início do Cretáceo
Local:Leste da Ásia

De todos os incríveis dinossauros sem relação com as aves encontrados na China, nenhum mostrou-se mais admirável do que o Caudipteryx ("cauda com penas").Essa criatura de pernas longas e tamanho semelhante ao das aves, tinha penas e uma cauda curta, mas seus dentes e ossos eram semelhantes aos de um dinossauro terópode.O Caudipteryx viveu no início do Cretáceo, não muito tempo depois do aparecimento da primeira ave conhecida.
O Caudipteryx tinha cabeça curta e bico com dentes pequenos e afiados na parte da frete da maxila superior.De seu corpo delicado, brotavam braços mais curtos do que os de terópodes mais avançados, embora tivesse mãos longas com três dedos que terminavam em garras curtas.Pernas longas e dedos dos pés semelhantes aos de uma ave indicam que esse dinossauro era um corredor rápido.
Penas de diferentes tipos recobriam a maior parte do Caudipteryx.Uma plumagem curta fornecia isolamento, o que é um indício de que o Caudipteryx tinha sangue quente.Penas com raques de 20cm de comprimento brotavam de seus braços, dedos e cauda, mas o Caudipteryx não podia voar.
Alguns cientistas acreditam que ele era intimamente relacionado ao dinossauro Oviraptor.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pteraspis



Nome científico:Pteraspis dunensis
Peso:*não encontrado*
Tamanho:20cm de comprimento
Período:Início do Devoniano
Local:Europa e América do Norte

Pteraspis ("escudo com asas") é assim chamado porque ele tinha espinhos salientes em forma de asas nas suas laterais.Ele era um agnato ("sem mandíbula") que foram os primeiros peixes.Os seus únicos parentes vivos são o peixe-bruxa e as lampreias-parasitas com forma de enguia que se prendem a outros peixes para se alimentar da sua carne ou sangue.Eles eram pequenos, com menos de 15cm de comprimento, embora alguns atingissem até um metro-muitos tinham a forma de girino.Pteraspis e outros agnatos foram muito bem sucedidos durante o final do Siluriano e início do Devoniano, tanto em número de indivíduos quanto em diversidade de espécies.A sua cabeça encouraçada tinha à frente da boca um nariz longo e afilado direcionado para cima.Sem maxilas, o animal mantinha a boca constantemente aberta, nadando pouco acima do substrato, engolindo pequenas criaturas semelhantes aos camarões.A armadura óssea o protegia dos escorpiões-do-mar e de outros predadores.Um espinho ósseo muito grande nas suas costas, na parte posterior do escudo da cabeça, servia como uma nadadeira dorsal e outros espinhos atrás ajudavam a manter o equilíbrio.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pterygotus



Nome científico:Pterygotus anglicus; P. atlanticus; P. cobbi; P. carmani; P. rhenanius; P. buffaloensis; P. macrophthalmus
Peso:*não encontrado*
Tamanho:2,3m de comprimento
Período:final do Siluriano
Local:Europa e América do Norte

Pterygotus foi um enorme euripterídeo (escorpiões-do-mar) que viveu há mais de 400 milhões de anos e podia crescer até o tamanho de um homem.Antes dos peixes predadores evoluírem, os escorpiões-do-mar foram os caçadores dominantes nos mares rasos.
Como outros escorpiões-do-mar o Pterygotus tinha o corpo dividido em duas partes.O prossoma incluía a boca, um par de olhos grandes, um par de olhos pequenos e seis pares de apêndices.O opistossoma era formado pela cauda com doze segmentos.Os seis primeiros continham pares de brânquias e os órgãos sexuais do animal.O final de seu abdome formava um remo largo e curto.
O Pterygotus tinha olhos grandes capazes de detectar movimentos de peixes placodermos pequenos que ficavam na lama do fundo do mar.O caçador andava ou nadava vagarosamente em direção à sua vítima para então atacá-la de repente em alta velocidade.Antes que o peixe pudesse escapar, o escorpião o agarrava com suas enormes pinças com espinhos na borda.Com essas pinças ele esmagava o peixe e o levava até a boca, posicionada na parte de baixo do corpo, entre as suas patas.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cheirolepis



Nome científico:Cheirolepis trailli; C. canadensis; C. gaugeri; C. gracilis; C. sinualis
Peso:*não encontrado*
Tamanho:25 cm
Período:Devoniano médio e superior
Local:Europa e América do Norte

Cheirolepis ("nadadeira em forma de mão") foi um dos primeiros peixes com nadadeiras raidas.Era um peixe osteícteo (peixe ósseo) que viveu há 400 milhões de anos.Se alimentava de pequenos crustáceos, moluscos e peixes.Apenas parte da sua coluna vertebral era constituída por ossos-o restante era feito de cartilagem e não foi preservado como fóssil.Diferentemente de peixes ósseos modernos, Cheirolepis tinha nadadeiras peitorais (o equivalente a braços) que cresciam a partir de lobos carnosos que se projetavam pra fora do corpo.Ele era recoberto por pequenas escamas sobrepostas envolvidas por uma espessa camada de esmalte.Esse peixe era uma caçador sagaz, nadando rapidamente para coletar presas em córregos e lagoas de água doce.Ele podia abrir muito amplamente suas maxilas para engolir animais que mediam dois terços do seu tamanho.Enquanto Cheirolepis nadava, sua nadadeira dorsal e a ampla nadadeira anal abaixo do seu corpo o ajudavam a parar torcendo-se na água.

domingo, 3 de julho de 2011

Acanthostega



Nome científico:Acanthostega gunneri
Peso:*não encontrado*
Tamanho:1m de comprimento
Período:Devoniano
Local:Groelândia

Acanthostega foi um tetrápode que foi descoberto no leste da Groelândia, em 1933 e foi descrito e nomeado em 1952 por Erik Jarvik.
Tetrápodes como o Ichthyostega e o Acanthostega tinham muitas características dos peixes, incluindo uma nadadeira caudal, ossos branquiais e membros posteriores semelhantes a remos.É possível que eles tenham sido predadores aquáticos.É intrigante que estes animais tivessem múltiplos dígitos-Acanthostega tinha oito dígitos e Ichthyostega, sete dígitos.Essas características sugeres que a evolução dos membros ocorreu primeiramente na água, e não em terra.Acanthostega e espécies aparentadas poderiam aventurar-se ocasionalmente por terra.O crânio do Acanthostega era esguio na forma e bem adaptado para capturar peixes e outras presas aquáticas.

Mapa de Visitantes

Locations of Site Visitors