O blog que fala de dinossauros, animais pré-historicos, filmes, jogos e muito mais!
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Meganeura
Nome científico:Meganeura monyi, M. americana
Peso:*não encontrado*
Tamanho:75cm de envergadura
Período:Final do Carbonífero
Local:Europa
Os fósseis foram descobertos nas medidas de Carvão Stephanian Commentry na França em 1880.Em 1885, o françês paleontólogo Charles Brongniart descreveu e nomeou o fóssil.
M. americana foi descoberto em Oklahoma, em 1940, e é representado pela maior asa de inseto completo já encontrado, que é conservado no Museu de História Natural de Harvard.
A controvérsia tem prevalecido sobre a forma como insetos do período Carbonífero foram capazes de crescer tanto. O oxigênio forma como é difundida através do corpo do inseto, através do seu sistema de respiração traqueal coloca um limite superior no tamanho do corpo, os insetos pré-históricos que parecem ter bem ultrapassado. Ele foi originalmente proposto (Harle & Harle, 1911) que Meganeura só foi capaz de voar porque o clima naquela época continha mais oxigênio do que os 20% atuais. Esta teoria foi indeferida por colegas cientistas, mas tem encontrado aprovação mais recentemente, através de um estudo mais aprofundado sobre a relação entre o gigantismo e a disponibilidade de oxigênio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário