quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pterygotus



Nome científico:Pterygotus anglicus; P. atlanticus; P. cobbi; P. carmani; P. rhenanius; P. buffaloensis; P. macrophthalmus
Peso:*não encontrado*
Tamanho:2,3m de comprimento
Período:final do Siluriano
Local:Europa e América do Norte

Pterygotus foi um enorme euripterídeo (escorpiões-do-mar) que viveu há mais de 400 milhões de anos e podia crescer até o tamanho de um homem.Antes dos peixes predadores evoluírem, os escorpiões-do-mar foram os caçadores dominantes nos mares rasos.
Como outros escorpiões-do-mar o Pterygotus tinha o corpo dividido em duas partes.O prossoma incluía a boca, um par de olhos grandes, um par de olhos pequenos e seis pares de apêndices.O opistossoma era formado pela cauda com doze segmentos.Os seis primeiros continham pares de brânquias e os órgãos sexuais do animal.O final de seu abdome formava um remo largo e curto.
O Pterygotus tinha olhos grandes capazes de detectar movimentos de peixes placodermos pequenos que ficavam na lama do fundo do mar.O caçador andava ou nadava vagarosamente em direção à sua vítima para então atacá-la de repente em alta velocidade.Antes que o peixe pudesse escapar, o escorpião o agarrava com suas enormes pinças com espinhos na borda.Com essas pinças ele esmagava o peixe e o levava até a boca, posicionada na parte de baixo do corpo, entre as suas patas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa de Visitantes

Locations of Site Visitors